GOVERNADOR SANCIONOU LEI APROVADA PELA ALMG
Os milhares de servidores adoecidos da Lei Complementar 100 do Estado de Minas Gerais tiveram uma importante vitória na última semana. O Governador Fernando Pimentel (PT) sancionou o Projeto de Lei Complementar, de sua autoria, aprovado pelos deputados estaduais na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Para quem não sabe ou não conhece, no ano de 2007 o então Governador tucano Aécio Neves (PSDB), efetivou um grande número de servidores públicos do estado através da Lei Complementar 100, sem que estes trabalhadores tivessem prestado concurso, o que é inconstitucional, mais uma ilegalidade dos tucanos que arrassou a vida dos mineiros. Portanto no ano de 2015, o Supremo Tribunal Federal (STF) baseado na Ação Direta de Inconstitucionalidade 4876, determinou o desligamento desses servidores do estado, mas o Governo de Minas tomou algumas medidas para minimizar os terríveis efeitos dessa Lei 100. Um deles foi garantir um amparo aos servidores que estão adoecidos, lhes garantindo licença médica.
A lei aprovada prorroga a vigência das licenças médicas até 31 de dezembro de 2019. Até então as licenças só poderiam ser prorrogadas por 24 meses, contados da concessão inicial. E ainda lhes foi garantido os reajustes salariais concedidos aos servidores da ativa.
A partir de agora a licença médica pode ser convertida antes de 31 de dezembro de 2019, por aposentadoria por invalidez, caso uma junta médica considere o servidor inapto a função pública. O texto também mantém as inspenções médicas a cada seis meses para comprovar a necessidade de prorrogação do afastamento. A lei também prevê que o servidor licenciado possa se aposentar pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e assegura o afastamento preliminar à aposentadoria a partir da data de apresentação do requerimento.
O Governador Pimentel vetou três artigos do texto aprovado que previa a convocação dos antigos servidores da Lei 100, a prestarem esclarecimentos na ALMG.
A presidenta do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE-MG), Beatriz Cerqueira comemorou a sanção do projeto, dizendo que é uma vitória dos servidores e que a lei atende a todos os pontos pedidos pela categoria.

Nenhum comentário:
Postar um comentário