domingo, 31 de dezembro de 2017

FELIZ ANO NOVO!


FELIZ ANO NOVO!


  E chegamos hoje a mais um final de ano, todos passamos por momentos complicados e felizes também, mas o importante é que vencemos as dificuldades e iniciaremos um novo ano a partir das 00:00. O blog Democracia em Foco, deseja a todos um Feliz 2018, que seja um ano prospéro, de realizações e que tenhamos paz e uma vida tranquila. Nossos mais sinceros votos a todos vocês. E estaremos juntos mais uma vez em 2018. Felicidades ao nosso povo.

"Reforma" Trabalhista destrói 12 mil empregos no Brasil e 2 mil em Minas


PRIMEIRO MÊS DA NOVA LEI TRABALHISTA FOI DESASTROSO


Jonathan Marques

 
 De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, o Brasil fechou 12.292 postos de empregos formais, enquanto Minas Gerais também fechou 2.037 vagas, justamente em novembro, mês em que a "reforma" trabalhista (que até chamamos de deforma, por ser uma destruição das leis e justiça do trabalho), passou a valer no país, o que levou o ministro do trabalho do governo ilegítimo a pedir demissão do cargo, alegando intenção de se candidatar em 2018.

 O Brasil mesmo com todo o cenário de recessão econômica, vinha a sete meses apresentando saldo positivo na criação de empregos, tendo Minas Gerais como o estado responsável por quase a totalidade das vagas, mas no último mês voltou a mostrar um saldo negativo. Foram gerados 1.111.798 empregos e cortados 1.124.090 uma diferença negativa de 12.292, já em Minas foram criados 124.287 vagas e cortadas 126.324, diferença negativa de 2.037.

 Os dados terríveis logo do mês de estreia da "reforma" trabalhista aprovada pelos golpistas no Congresso Nacional, para favorecer o mercado financeiro e colocar o Brasil no neoliberalismo, mostra que a nova lei é uma falácia completa, como avisamos desde o ínicio. Foi criada uma mentira a população, e transmitida pelos grandes meios de comunicação, sobretudo a Rede Globo, alguns movimentos ditos populares, pelos Bolsonaros e pelos golpistas de uma forma geral, disseram que era importante aprovar a tal reforma para que o Brasil voltasse a gerar empregos, mas como havíamos previsto aconteceu o contrário, o país mais fechou do que abriu vagas de emprego, por que a lei golpista tirou as proteções que os trabalhadores possuiam diante dos patrões, o que iria com toda certeza favorecer a contratação informal de pessoas e demissões em massa e agora onde estão e o que farão esses que defenderam a reforma mentindo ao povo? Deveriam arrumar empregos para todos.

 Em todos os países que mudanças na lei trabalhista como essa aconteceram, o efeito foi inverso, ou seja mais empregos são cortados que gerados, e no Brasil não será diferente. Inclusive muitos dos empregos que foram criados no país e em Minas vem do setor de comércio, que teve uma demanda de funcionários maior por causa das compras de fim de ano que sempre são maiores, e também para repor férias de outros funcionários, o que nos dá a triste convicção que no ínicio do ano os dados sejam ainda mais negativos.

 Para gerar empregos diferente do que os golpistas disseram, não se pode destruir as leis do trabalho, pois não geram um consumo maior, mas pelo contrário, e só favorece os empresários a obteren lucros maiores, o que precisamos é de investimentos e uma política desenvolvimentista para que isso ocorra, por isso defendemos a anulação do impeachment ilegal contra a Presidenta Dilma Rousseff e a revogação de todas as reformas e leis dos golpistas e garantir que em 2018, Dilma no Brasil e Pimentel em Minas façam esses investimentos para voltarmos a crescer e a gerar empregos formais, só assim saíremos da crise.


quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Servidores da Educação de Minas Gerais protestam pelo pagamento do 13° salário, e anunciam greve em 2018


SIND-UTE/MG PROTESTA PELA TERCEIRA VEZ EM DEZEMBRO 


 Os servidores públicos da educação ligados ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizaram um protesto na manhã dessa quarta (27), na região Central de Belo Horizonte pelo pagamento do 13° salário e de um reajuste de 7,64% nos salários dos professores para que o estado cumpra o piso nacional.

 Por causa da manifestação o trânsito foi interditado ás 9h e foi totalmente liberado ás 12h30. Os servidores se reuniram na Praça da Liberdade e depois seguiram até a Praça Sete.

 O governo de Minas Gerais a muito tempo tem tido dificuldades em honrar os compromissos financeiros, por conta da situação de calamidade financeira, reconhecida pela Assembléia Legislativa, que vive o estado. De acordo com o Governador Fernando Pimentel, sua gestão encontrou o estado quebrado, após uma dinastia dos tucanos no nosso estado. O governador condicionou o pagamento do bônus natalino a aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional, de autoria do Senador José Serra (PSDB), que daria ao estado as condições financeiras de realizar o pagamento. O projeto foi aprovado no Senado, mas a Câmara Federal entrou em recesso e não votou a matéria, adiando para o próximo ano, o que pode se considerar uma retaliação dos golpistas ao governo Pimentel, que querem derrubá-lo e assumirem Minas.

 Esta é a terceira manifestação do setor apenas nesse mês de dezembro, já que o governo realizou o pagamento apenas ao setor da segurança pública. No último dia 21, o Secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), anunciou a escala de pagamento do 13° salário para o funcionalismo público a partir de janeiro, até abril de 2018, sendo quatro parcelas, cada uma de 25%.

 A decisão do governo causou revolta ao Sind-Ute, que entrou na Justiça para garantir o pagamento sem diferenciação, já que alguns setores receberam em duas parcelas.

 A Secretária da Educação do Estado, Macaé Evaristo, garantiu que o governo está fazendo o máximo dos seus esforços para saldar os compromissos, mas a crise econômica que o país vive é a principal razão do atraso no pagamento, e inclusive relembrou as melhorias salariais e de plano de carreira realizadas pelo Governo Pimentel, mas salientou que o estado ainda deve muito a classe e anunciou que essa semana será publicado novo concurso para a área, com 16 mil vagas em 848 municípios.

Segundo o Sind-UTE/MG, essa é a primeira vez que um governo mineiro não faz nenhum pagamento do 13º no mês de dezembro. “É inadmissível essa postura do governo, de dar tratamento diferenciado para algumas categorias em detrimento de outras. O 13º salário é um direito e, no caso da educação, beneficia muitos servidores que ganham menos de um salário mínimo bruto”, lembra a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira.

 O sindicato anunciou que caso o atraso dos pagamentos não seja resolvido, a classe entrará o ano de 2018 em greve e não iniciará o ano letivo na rede pública estadual de ensino.

 O blog Democracia em Foco apoia o Sind-Ute/MG nessa batalha e espera que o estado cumpra o mais rápido possível o acordo e a lei com os trabalhadores. Mas também entendemos a falta de recursos do governo estadual por causa da crise, redução de investimentos federais, e pela perseguição dos golpistas ao atual governo. E nos solidarizamos e expressamos nosso luto pelo falecimento do companheiro professor Fausto Fábio de Araújo, durante a viagem de retorno para casa após o protesto na capital, todo o apoio a família e amigos.


 Que o governo não vire as costas para a educação, que é o futuro do nosso país e respeite os direitos dos servidores.

  

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Pimentel cria identidade com nome social para transexuais e travestis em MG


GOVERNADOR DECRETA NOME SOCIAL EM IDENTIDADE


 O movimento LGBT, seus apoiadores e simpatizantes em Minas Gerais conquistaram mais uma vitória no último sábado (16). O Governador do Estado, Fernando Pimentel (PT) assinou e publicou no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (DOEMG), o decreto que institui a emissão de carteiras de identidade de transexuais e travestis com o nome social, ou seja, eles poderão usar o nome pelo qual são conhecidos. 
“Entende-se por nome social a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida”.

 O decreto estadual determina que a Polícia Civil (MG) emita os documentos dessas pessoas com o nome social, e que o chefe da instituição policial defina por meio de resolução, como serão os modelos, requisitos e especificações das carteiras. A emissão desses documentos vem para garantir a execução de uma legislação anterior, na qual o Governo de Minas passou a reconhecer o uso do nome social na administração pública estadual, portanto o documento será válido para o tratamento e identificação nominal nesse âmbito.

 O nome social deve ser registrado como identificação civil da pessoa no registro geral do estado e não poderá ser alterado depois da emissão da carteira. A Polícia Civil tem um prazo de 120 dias para publicar a resolução com as normas para a criação da carteira e começar a emitir o documento.

 Essa medida do governador Pimentel é muito importante para garantir a diversidade sexual e a igualdade de tratamento a essas pessoas no estado, representa uma grande conquista dos LGBTs, e dos travestis e transexuais na luta pelos seus direitos, que passa pela condição de serem identificados da maneira que preferem, impedindo constrangimentos e preconceitos, principalmente nesse momento onde o facismo e a intolerência cresce a cada dia no país. Excelente a iniciativa do governo de Minas e que seja copiada em todas as esferas nacionais.

PIB mineiro retrai no 3° trimestre do ano


PIB TRIMESTRAL CAI 0,7%


 A Fundação João Pinheiro (FJP), divulgou na última quinta-feira (14), os dados do terceiro trimestre do ano para o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, que representa a soma de tudo o que foi produzido e comercializado pelo estado. Após um crescimento de 1,4% no segundo trimestre, o que alimentou uma esperança de recuperação econômica, o resultado desta vez não agradou em nada, pois o PIB de Minas Gerais apresentou uma retração 0,7% em relação ao segundo trimestre, contudo o acumulado do ano é de 0,1%. De acordo com o IBGE, no Brasil houve uma variação positiva de 0,1% no trimestre.

 AGROPECUÁRIA

 O setor agropecuário apresentou mais uma vez um grande resultado negativo, retrocedeu cerca de 8,4%, no Brasil a queda foi de 3,0%.

 SERVIÇOS e INDÚSTRIA

 De acordo com o levantamento, os dois setores apresentarem um crescimento muito pequeno, 0,7% os serviços e 0,2% a indústria.

 No caso da indústria de transformação, pelo terceiro trimestre seguido apresentou um crescimento interessante, mas ainda longe do ideal, em relação ao segundo trimestre o crescimento foi de 1,4%.

 A indústria de energia e saneamento apresentou melhora, sobretudo na geração hidroelétrica, e tende a melhorar no próximo trimestre por causa das chuvas nesse final de ano. A extração mineral, setor muito conhecido no nosso estado, cresceu 0,1% no último trimestre.

 No agrupamento de outros serviços tivemos um resultado positivo de 0,8% e nas áreas de transporte e comércio cerca de 1,3%.

 CONSTRUÇÃO CIVIL

 A Construção Civil que é um setor importantissímo para o estado e o país, apresentou uma queda terrível de 1,5%, o que já era de se esperar por causa das reduções de investimentos dos governos federal e estadual, o que deveria ser explorado nesse momento para gerar empregos diretos e indiretos a curto prazo, e contribuir no combate a crise econômica produzida por setores estrangeiros e pelos golpistas.

 PIB ACUMULADO DO ANO 

 O PIB geral nos nove meses, de janeiro a setembro, cresceu 0,1% em Minas Gerais. No Brasil o crescimento foi de 0,6%. Crescimentos pífios, muito aquém dos resultados que temos capacidade de atingir, mas pelo menos não temos uma queda do PIB nominal.

 O setor de serviços foi muito importante para o crescimento do PIB estadual, atigindo 0,6%, principalmente por conta dos subsetores de transporte (0,9%) e comércio (1,2%). A indústria caiu cerca de 1,4%, já os subsetores de extração mineral cresceu 6,7%, e a energia e saneamento e a construção civil tiveram quedas brutais de 4,4% e 7,7%, respectivamente.

 A agropecuária caiu 2,8%. A queda na produção de leite e café foram determinantes para a retração. 

 A indústria de transformação mineira cresceu 0,1%, apresentando aumento na produção nos nove meses do ano em relação ao mesmo período, nos segmentos de: produtos têxteis (12,8%), produtos do fumo (2,9%), máquinas e equipamentos (7,4%), bebidas (2,4%), veículos automotores (2,9%), produtos alimentícios (0,8%), e caiu na metalurgia (-2,7%), produtos químicos (-3,6%), minerais não-metálicos (-2,0%), produtos de metal (-1,8%), refino de petróleo e o biocombustíveis (-1,3%), fabricação de celulose e produtos de papel (-1,2%).

 PIB EM DADOS FINANCEIROS

 O PIB mineiro no terceiro trimestre apresentou o valor de R$ 143,6 bilhões. 

 Ou seja, é muito dinheiro apesar da queda de arrecadação, precisamos diminuir o déficit público no orçamento e rever os juros pagos aos banqueiros. A política do golpe de estado destruiu nossa economia e devemos voltar a investir para impulsionar o crescimento que Minas pode apresentar, pelo seu pontencial turístico, agropecuário, indústrial, comércial e alimentício. 

 Contudo Minas Gerais, apesar da dificuldade para pagar até mesmo o salário de servidores, está em uma situação um pouco melhor do que os demais estados, principalmente na geração de empregos.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Kalil enfrenta empresas de ônibus e mantém preço da passagem em BH


SEM AUDITORIA, PBH VETA REAJUSTE NAS PASSAGENS DE ÔNIBUS


 O prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PHS), se reuniu hoje pela manhã com representantes do Sindicato dos Empresários de Ônibus, e discutiu a questão do aumento da passagem do transporte público coletivo na cidade.

 Durante o processo eleitoral de 2016, Kalil garantiu a população que não decretaria qualquer reajuste no preço da passagem enquanto não fosse realizada uma auditoria no transporte coletivo para mostrar a população a real situação da BHTrans e se o valor cobrado é justo e devido, e de fato o prefeito cumpriu. 

 Após a reunião, Kalil se pronunciou a imprensa rapidamente e confirmou que não irá editar decreto aumentando o preço da passagem (o que ocorre todo final de ano), e portanto mantendo o valor comum atual de R$ 4,05 para o próximo ano. Na última semana as empresas de ônibus da capital, através do sindicato, entregou a prefeitura uma proposta absurda de aumento de 10%, o que levaria ao valor de R$ 4,50, o que causou grande polêmica. De acordo com eles o aumento seria necessário para cobrir todos as despesas e ainda assim não cobriria o déficit. Mas o prefeito enfrentou esses empresários e não permitiu esse ataque aos trabalhadores.

 A verdade é que as empresas de ônibus mandam e desmandam no transporte público de BH a anos, todo fim de ano exigem da Prefeitura, através da BHTrans, aumentos exorbitantes nas passagens. O objetivo é claro: multiplicar seus lucros e capital as custas de quem depende do transporte, que não é uma mercadoria e sim um direito. 

 Devemos lembrar que essas empresas possuem isenção de pagamento de alguns impostos, como o Custo de Gerenciamento Operacional (CGO) e o Imposto Sobre Serviços (ISS), concedidos pelo ex-prefeito Márcio Lacerda (PSB), a quantia que eles deixam de pagar cobriria, por exemplo, o passe livre para estudantes e desempregados, ou seja, além de serem privilegiados com isenção de tributos, coisa que nenhum cidadão pobre teria direito em algum momento, os empresários de ônibus ainda querem reajustar sistematicamente as passagens para sugar o povo belo-horizontino.

 Contudo, o prefeito não descartou um possível aumento após a abertura da "Caixa preta da BHtrans", que revelaria a necessidade ou não de aumento. Uma auditoria já foi proposta pela Prefeitura, mas foi impedida de ser realizada pela Justiça, mas de acordo com Kalil um novo edital para realizar essa exigência histórica da população, será lançado. 

 Apesar de algumas atitudes anti-democráticas de Alexandre Kalil, que é um empresário burguês, no geral tem realizado um bom trabalho a frente do Executivo municipal, fazendo o pouco que propôs durante as eleições, como: o integral funcionamento do Hospital do Barreiro, Abertura de novas vagas nas Umeis, a troca da frota de ônibus e agora o veto a qualquer reajuste no valor da passagem de ônibus, até que se faça a auditoria nas contas. Isso representa um grande enfrentamento do poder público com os empresários, e um recado sério de que eles não poderão mais controlar a Prefeitura da forma que bem entenderem e que os interesses dos cidadãos serão respeitados, é sem dúvida uma grande vitória da população trabalhadora. 

Veja abaixo o pronunciamento do Prefeito Alexandre Kalil.




quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

TRF-4 corre para impedir e prender Lula


LULA EM ELEIÇÃO COMPLICARIA O GOLPE


  Parece piada, mas na última terça-feira (12), o Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4), localizado no Rio Grande do Sul, definiu a data do julgamento de Lula, em segunda instância, no absurdo processo do triplex do Guarujá para o dia 24 de Janeiro de 2018, no qual o juiz parcial Sérgio Moro, condenou o ex-presidente a 9 anos e meio de prisão pelo suposto crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, baseado na acusação feita pelo Ministério Público Federal (MPF), de que Lula teria recebido da OAS, o modesto apartamento triplex como vantagem ílicita para favorecer a empreitera em contratos da Petrobras. 

  O Juiz Sérgio Moro ouviu mais de 70 testemunhas no processo, onde praticamente todas elas negaram que Lula teria recebido esse apartamento, além disso o MPF que formulou a denúncia, não apresentou nenhum tipo de provas materiais que sustentassem suas acusações, o que numa democracia deve ser uma regra básica: Ninguém pode acusar, processar ou condenar qualquer cidadão sem que apresente provas claras, caso contrário, a pessoa deve ser declarada inocente. Mas como sabemos, esse processo não passa de uma farsa completa e muito bem planejada, para promover uma grande perseguição política através de instrumentos jurídicos e midiáticos (o que chamamos de lawfare), ou seja, não interessa se a pessoa cometeu mal feitos ou não, o que está em jogo é ridicularizar e no caso de Lula, retirar sua cidadania e direitos políticos e democráticos como forma de derrotar, tanto a ele quanto a seu partido político, ideologia e seu projeto de país, o condenando de forma arbitrária e covarde, pela opinião pública através da imprensa golpista e por meio de mecanismos legislativos, o que daria um ar falso de legitimidade, mas que tem sido vista da maneira correta, tanto no Brasil quanto internacionalmente, como uma clara tentativa de prender e impedir a candidatura a presidência, do maior líder popular da América Latina, pois seu retorno a vida pública, jogaria um balde de água fria no golpe de estado e o colocaria em risco, com uma mudança de programa de governo, que daria outra vez, grandeza ao Brasil e seu povo e reduziria as desigualdades e distribuiria renda e riqueza, além de defender nosso patrimônio, o que é o inverso do que os golpistas fazem hoje no Brasil, após destituirem a legítima Presidenta Dilma Rousseff, que foi eleita com esse mesmo programa de Lula.

 Já está mais do que provado que Lula não cometeu crime algum, já que sua vida e de sua família, foi revirada de cabeça pra baixo por vários anos, com quebra de sigilo bancário e telefônico, invasões policiais em sua casa e instituto, além de todo tipo de constrangimentos e a utilização da mídia burguesa, dia e noite, para desmoraliza-lo e tentar fazer cair sua popularidade, o que o impediria de vencer possíveis eleições no próximo ano. Mas para o desespero da direita, o ex presidente só cresce e lidera com folga todas as pesquisas, podendo vencer o processo eleitoral no primeiro turno, se houver eleições livres e democráticas, enquanto os traidores da pátria não conseguem impulsionar seu candidato que "legitimaria" o golpe de estado nas urnas, do qual Lula se opõe.

  Enquanto os acusadores não provaram qualquer crime, mas mesmo assim o Juiz Moro o condenou, pelo fato de que já estava arquitetada sua condenação para proteger o golpe, a defesa do líder popular provou sua inocência diversas vezes, apresentando documentos que provam que a OAS colocava o triplex como garantia em acordos, que a Caixa Econômica Federal possuía o apartamento, que Lula e sua família nunca dormiram e sequer possuíam as chaves do imóvel, tendo estado presente apenas uma vez a convite do presidente da OAS que queria o oferecer para comprar, o que foi rejeitado por Lula e sua falecida esposa Marisa, e diversos outros fatos que deixam evidente que o líder petista jamais recebeu qualquer vantagem nesse apartamento triplex, que é muito modesto e é fato que Lula não precisaria jamais de um imóvel tão desvalorizado, o que exclui a acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, já que não houve qualquer benefício ilegal, o que o próprio juiz declarou na sentença que proferiu em primeira instância, onde ele mesmo reconheceu que não existe o crime, mas mesmo assim condenou Lula sem qualquer fundamento ou provas, baseado apenas na delação sob pressão de duas pessoas, ou seja você pode ser condenado pelas palavras de alguém e não por provas, uma total aberração jurídica.

  Prova de que esse processo e toda a operação Lava Jato trabalha a favor da elite, do imperialismo e dos golpistas, é a velocidade que esse processo tramitou no TRF-4 e o julgamento relâmpago que Lula sofrerá. Todos os demais processos que estão a anos esperando julgamento foram passados para trás, fazendo com que o processo contra Lula se tornasse o que tramitou e será julgado com maior rapidez na história do tribunal, muito estranho não? Em média o TRF-4 demora no mínimo 275 dias para concluir a tramitação dos processos, já o de Lula durou 100 dias, o que mostra a farsa total nessa situação, Lula é tratado de um jeito bem diferente dos demais réus. O que eles querem é correr contra o tempo para prender e impedir a candidatura de Lula (o que acontecerá se for condenado no TRF-4, apesar da possibilidade de recurso), o mais rápido possível para planejar uma eleição controlada que leve a eleição do candidato da direita que seguirá o golpe a risca. 

  O povo brasileiro deve proteger Lula e exigir sua inocência nesse processo, o fim de qualquer ameaça ou risco de prisão e seu direito de concorrer eleições, queremos derrotar o golpe de estado e só iremos fazer isso com a anulação do impeachment de Dilma Rousseff, pois toda essa guerra se sustenta nisso, e a candidatura Lula em 2018, com amplo direito de participação popular. Querem prender Lula até a morte e a partir daí, destruir toda e qualquer organização democrática e popular, colocar na ilegalidade e prender também todos os membros e líderes de partidos de esquerda e dar espaço para um novo golpe militar. Vamos denunciar o avanço do golpe de estado no Brasil e defender o estado democratico de direito, todo apoio a Dilma, Lula, ao PT e todo o povo brasileiro contra os ataques da burguesia. Devemos ir ao Rio Grande do Sul no dia do julgamento e ordenar que Lula seja absolvido desse e dos demais processos, vamos nos manisfestar em todas as ruas e nas redes sociais nesse país contra esse ataque terrível dos golpistas. 

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Operação da PF na UFMG é produto do Golpe de Estado


GOLPE DESMORALIZOU INSTITUIÇÕES


 A uma semana no dia 06/12, o povo do nosso querido estado de Minas Gerais e também todo o país, foi pego de surpresa com a condução coercitiva de reitores e membros da alta cúpula da Universidade Federal de Minas Gerais, realizada pela Polícia Federal através da Operação "Esperança Equilibrista" que apura um desvio de R$ 4 milhões em recursos públicos para a construção do Memorial da Anistia Política do Brasil (MAP). Foram levados a prestar depoimento, de forma constrangedora e ilegal, o reitor Jaime Arturo Ramirez, a vice-reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o presidente da Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep), Alfredo Gontijo de Oliveira, as ex vice-reitoras Rocksane de Carvalho Norton e Heloísa Gurgel Starling e duas funcionárias da Fundep, Silvana Coser e Sandra Regina de Lima.

  Diversos setores da sociedade, sobretudo os mais progressistas, analisaram a condução dessas pessoas a PF com muita tristeza e revolta, e com toda a razão, pois a condução coercitiva trata-se basicamente do ato de se levar determinada pessoa ou um grupo, que faça parte direta ou indiretamente de algum processo judicial, a depor de forma forçada em alguma instância judiciária. Mas esse tipo de ação só deve ser realizada no último caso, quando a pessoa em questão após receber uma intimação ou ordem de comparecimento para conceder os devidos esclarecimentos, ignorar esse chamamento e se recusar a comparecer, caso contrário esse ato se torna uma verdadeira bárbarie e uma prática completamente ilegal e constrangedora, principalmente quando se trata de uma figura pública, ou representantes de intituições. A Polícia Federal deveria ter enviado intimação judicial a essas pessoas para que prestassem depoimento na forma da lei, e não serem submetidas a esse espetáculo que fere o estado democrático de direito.

 A UFMG, é uma das maiores e mais respeitadas universidades de ensino do país, e sempre é apontada como referência na formação universitária, o que nos leva a ter convicção de que essa operação ilegal que foi realizada, tem outros objetivos estratégicos, e não a necessidade de se combater corrupção. A verdade nua e crua é que sempre os órgãos jurídicos foram utilizados por setores burgueses para promover uma luta política desigual e alcançar seus planos malignos de uma maneira mais fácil, mas isso era realizado ocasionalmente em situações muito raras, mas após o golpe de estado aplicado no país de forma mais efetiva, que se dá no impeachment ilegal contra a maior autoridade nacional, isso se tornou uma prática comum e corriqueira, pois a facilidade em se atacar o poder central da República, feriu de morte e derreteu as intituições públicas e desmoralizou a relação entre os Poderes, que passaram a ignorar totalmente a lei e brigar entre si, levando a nação ao caos.

 O golpe de estado, que ainda estamos vivendo no Brasil, tem objetivos e metas muito claras, e um dos desejos principais dos golpistas é sem dúvida, vender o país e promover uma destruição do estado, passando todo nosso patrimônio a iniciativa privada, e um dos setores que mais atrai os capitalistas é justamente a educação e formação técnica e universitária, e desmoralizar essas instituições e seus reitores e membros, com base em supostos atos de corrupção, é fundamental para facilitar a venda desses órgãos públicos, pois cai o preço e se aumenta o interesse de setores estrangeiros, pois pagariam menos e lucrariam mais, como bem avaliou a presidenta Dilma Rousseff esta semana em Minas Gerais.

  O plano golpista para a educação não passa de acabar com o ensino público e deixar essa área tão importante para o nosso desenvolvimento, além de ser um direito de todos e não uma mercadoria, nas mãos do capitalismo internacional, impedindo que os mais pobres possam adentrar numa universidade, pois eles só pensariam no lucro e cobrariam taxas altíssimas para quem quiser estudar e se formar, o que não pode acontecer. A UFMG é muito importante e garante atráves de políticas públicas e subsídios do governo, uma democratização do ensino, levando pessoas de baixa renda a se formarem e melhorarem de vida.

 Temos que denunciar esse plano, lutar contra o golpe de estado que dá espaço para que isso ocorra, porque uma ruptura democrática produz atitudes autoritárias, e exigir que a lei seja cumprida e cada cidadão tenha seus direitos respeitados e não sejam tratados dessa forma absurda como aconteceu a esses reitores. Se existe corrupção, ela deve ser apurada por meios legais e não ser utilizada para se fazer política e destruir o respeito as pessoas e as nossas instituições e muito menos se tornar uma desculpa para desvalorizar patrimônios do nosso povo e favorecer o mercado e grupos políticos. Todo nosso apoio a essas vítimas da UFMG.




sábado, 9 de dezembro de 2017

Caos em Honduras é um alerta ao Brasil


SUSPEITA DE FRAUDE EM ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DURANTE O GOLPE

Por: Jonathan Marques


  Nos últimos dias temos acompanhado preplexos os desdobramentos da situação caótica pela qual passa Honduras. Para quem não se lembra, ou não tem conhecimento, o pontapé inicial do imperialismo e da burguesia para chegar ao poder, principalmente nos países da América Latina, por meios anti-democráticos, ou seja, aplicando golpes de estados e derrubando governos eleitos pelo povo, para aplicar um programa de governo que atenda os interesses dos poderosos, teve ínicio em Honduras.

 No ano de 2009, o presidente eleito Manuel Zelaya, foi destituído do cargo pelo Poder Judiciário e sequestrado pelo Exército enquanto dormia em sua residência oficial, e enviado de forma ilegal para a Costa Rica, ainda vestido de Pijama, por propor um referendo para uma Constituinte e se inclinar a esquerda. Essa destituição foi um claro golpe de estado reconhecido internacionalmente pelo fato da intervenção militar no processo e o sequestro e deportação do presidente. 

 Mas apesar dessa diferença, o golpe ocorrido em Honduras se assemelha com a ruptura democrática que ocorreu no Paraguai e estamos vivendo no Brasil, que apesar de não terem sido conduzidas pelos militares diretamente, se tratam de severos golpes de estado. Pois a direita e setores imperialistas, sobretudo os EUA, detectaram sua incapacidade de vencer eleições democráticas em países que lhes interessa controlar, e partiram para a tática do golpismo contra governos nacionalistas, atráves de processos que apresentem um suposto ar de legalidade, como é o caso do impeachment. 

 No dia 26 mês passado, o povo hondurenho foi as urnas para eleger o Presidente para os próximos 4 anos, tendo como os principais candidatos, o atual presidente eleito de forma duvidosa em 2013, Juan Orlando Hernandéz representando a direita golpista de forma ilegal, haja vista que a Constituição proíbe a reeleição presidencial, e o oposicionista Salvador Nasralla.

 Após o fechamento das seções eleitorais, se iniciaram a contagem de votos, após mais da metade das urnas apuradas, indicavam a vantagem do candidato de esquerda Nasralla com cerca de 5 pontos percentuais à frente de Hernandéz. Mas de maneira inexplicavél, o TSE paralisou a apuração, formatou o sistema de contagem dos votos, que retornou indicando vitória do atual presidente, que serve a interesses americanos, o que passou a ser denunciado pela oposição como fraude eleitoral para impedir a derrota aos golpistas, já que a vitória de Nasralla seria um desastre para os mesmos. 

 A partir daí, a situação do país é gravíssima, pois o povo ocupou as ruas do país para exigir a garantia da democracia, se rebelando contra o golpe, o que levou Hernandéz a decretar estado de sítio e toque de recolher para impedir manifestações, o que segundo informações causou a morte de 5 pessoas assassinadas pelos golpistas. 

 Isso deve servir de alerta ao povo brasileiro, principalmente a esquerda que se ilude com a idéia de que o golpe que estamos vivendo, de maneira efetiva, após a destituição de Dilma Rousseff, se resolverá de forma mágica com a realização de eleições presidenciais em 2018, a qual existe grande possibilidade de sequer ocorrer, pois a direita não irá entregar o poder facilmente a ninguém, pois correriam risco de colocarem o golpe de estado a perder, muito menos deixariam Lula, que liderá as pesquisas com folga, vencer um processo eleitoral de forma pacífica, o que seria o pior cenário para os setores que assaltaram o poder. 

 O que o povo brasileiro deve fazer urgentemente é se unir na sua totalidade contra o golpe de estado que derrubou Dilma e levou Temer ao poder para massacrar a população com políticas que agradam ao sistema financeiro e colocaram o país em situações deploravéis. Não se pode deixar de lado a luta contra o golpe, como muitos dizem, e esperar por eleições democáticas, que podem ser suspensas pelo Judiciário ou pelas Forças Armadas que já sinalizam o plano de assumirem o governo e implantarem uma nova ditadura militar, ou ainda tentarem mudar as regras eleitorais para encaminhar a vitória de um futuro candidato oficial dos golpistas para legitimar atráves das urnas o seu plano maquiavélico e encerrar de vez qualquer discussão sobre o golpe.

 Todos nós devemos responder a esses ataques jurídicos e midiáticos e exigir-mos a anulação do impeachment ilegal de Dilma Rousseff, sua imediata recondução a Presidência e a revogação de todos os atos golpistas, essa é a única resposta viavél aos golpistas e nossa arma para impedir que façam aqui no Brasil o mesmo que estão fazendo em Honduras, com eleições fraudadas e intensa repressão a população. O retorno de Dilma seguido pela garantia de eleições livres no ano que vem, sem que nenhum candidato seja impedido, seja ele de direita, esquerda ou centro é o remédio que precisamos para nos dar um mínimo de condições de impedir esse quadro terrível no nosso país, e devemos brigar por isso. O blog Democracia em Foco, manifesta toda a solidariedade ao povo hondurenho e ao candidato Salvador Nasralla, estamos juntos com vocês contra os golpistas e lutaremos por uma América Latina democrática e livre.


quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Saiba como ajudar os atingidos pela chuva em Minas Gerais


SERVAS E ASSOCIAÇÕES DO ESTADO ESTÃO RECOLHENDO DONATIVOS


  Mais uma vez no final do ano os grandes temporais e chuvas fortes que costumam acontecer no Brasil, causa estragos no estado de Minas Gerais. Vários munícipios da região metropolitana de Belo Horizonte e do interior do estado estão sofrendo muito por causa das chuvas do ínicio de dezembro e necessitam de doações e ajuda humanitária.

 A situação preocupa o governo de Minas, que por ordem do governador Fernando Pimentel, deslocou a Defesa Civil e grande parte do Corpo de Bombeiros para as regiões mais afetadas e sobrevoou alguns dos munícipios, junto de dois ministros do governo ilegítimo, que se colocaram a disposição para ajudar. Cerca de cinco pessoas estão desaparecidas, vítimas das enchurradas e alagamentos, e cinco mortes já foram confirmadas por conta de deslizamentos e destruição de imóveis, levando também diversas pessoas a perderem seus bens materiais, conquistados com tanta dificuldade. Até o momento sete munícipios decretaram situação de emergência: Buritizeiro, Cristina, Jaboticatubas, Tombos, Congonhas, Novo Cruzeiro e Ribeirão das Neves.

 A situação na região da Zona da Mata é ainda mais preocupante. Alguns locais estão sem energia elétrica e fornecimento de água. Diversos moradores precisaram deixar seus imóveis apenas com a roupa do corpo e procurar abrigo em hospitais e escolas. 

 A Associação dos Munícipios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (AMAPI), que agrega as seis cidades mais afetadas ( Rio Casca, São Pedro dos Ferros, Ponte Nova, Antônio do Grama, Urucânia e Santa Cruz do Escalvado) está recebendo doações. Quem quiser ajudar ou tiver dúvidas, entre em contato com a AMAPI pelo telefone: (31) 3881-3408. E abaixo estão disponíveis os números das prefeituras para quem puder e quiser se apresentar como voluntário.

* Ponte Nova:  (31) 3819-5454
* Santa Cruz do Escalvado: (31) 3871-1545
* Santo Antônio do Grama:  (31) 3872-5005
* São Pedro dos Ferros:  (33) 3352-1286
* Urucânia:  (31) 3876-1300
* Rio Casca:  (31) 3871-1545

 O Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS) de Minas Gerais, está realizando, desde a última segunda-feira (27), uma campanha de doações para ajudar as vítimas da chuva no estado. 

 Essa campanha faz parte do projeto Abraça Minas, lançado após o rompimento das barragens de Bento Rodrigues na cidade de Mariana. O objetivo do projeto é ajudar rapidamente a população vítima de qualquer desastre. E com a situação emergencial dos estragos causados pelas chuvas, o SERVAS intensificou essa campanha em todo o estado, e está recolhendo donativos em Belo Horizonte. As doações recolhidas na última semana já foram encaminhadas para Ribeirão das Neves e Caeté, onde muitas residências foram danificadas por causa da forte chuva de granizo. Para obter mais informações sobre a campanha ligue no número: (31) 3349-2400.

 Você também pode ajudar essas pessoas do nosso estado através do SERVAS. Estão sendo recolhidos: alimentos não perecíveis, água mineral, materiais de limpeza e higiene pessoal, roupas de cama, colchões e telhas. 

 As doações podem ser entregues na Avenida Cristóvão Colombo, 683, no bairro Funcionários em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e nos sábados e domingos, das 10h às 15h. 

Foi ainda disponibilizada pela instituição uma conta bancária para que possam ser realizadas doações em espécie, que serão revertidas em itens de necessidade básica:

Caixa Econômica Federal

Banco: 104
Agência: 1667-5
Op: 003
C/C: 4031-7
CNPJ do Servas: 17.385.840/0001-12

 A Cruz Vermelha de BH também está recebendo esclusivamente os seguintes donativos: material de limpeza e higiene pessoal, colchões, roupas de cama, cobertores e fraldas infantis. As doações podem ser entregues na Alameda Ezequiel Dias, 427, Bairro Santa Efigênia, na área hospitalar de Belo Horizonte, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Mais informações no telefone: (31) 3239-4211.

 É muito importante a ajuda de todo o povo mineiro e também de todo o país para que a vida dessas pessoas e os municípios se reestabeleçam o mais rápido possível e voltem a sua normalidade. Ajude com o quanto puder e quiser.


Militares deveriam ser expulsos do RJ e das ruas desse país

INTERVENÇÃO MILITAR NO RIO É PREPARAÇÃO PARA NOVA DITADURA   No dia 16 de fevereiro, o golpista ilegítimo Michel Temer (PMDB), que...