SUSPEITA DE FRAUDE EM ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DURANTE O GOLPE
Por: Jonathan Marques
Nos últimos dias temos acompanhado preplexos os desdobramentos da situação caótica pela qual passa Honduras. Para quem não se lembra, ou não tem conhecimento, o pontapé inicial do imperialismo e da burguesia para chegar ao poder, principalmente nos países da América Latina, por meios anti-democráticos, ou seja, aplicando golpes de estados e derrubando governos eleitos pelo povo, para aplicar um programa de governo que atenda os interesses dos poderosos, teve ínicio em Honduras.
No ano de 2009, o presidente eleito Manuel Zelaya, foi destituído do cargo pelo Poder Judiciário e sequestrado pelo Exército enquanto dormia em sua residência oficial, e enviado de forma ilegal para a Costa Rica, ainda vestido de Pijama, por propor um referendo para uma Constituinte e se inclinar a esquerda. Essa destituição foi um claro golpe de estado reconhecido internacionalmente pelo fato da intervenção militar no processo e o sequestro e deportação do presidente.
Mas apesar dessa diferença, o golpe ocorrido em Honduras se assemelha com a ruptura democrática que ocorreu no Paraguai e estamos vivendo no Brasil, que apesar de não terem sido conduzidas pelos militares diretamente, se tratam de severos golpes de estado. Pois a direita e setores imperialistas, sobretudo os EUA, detectaram sua incapacidade de vencer eleições democráticas em países que lhes interessa controlar, e partiram para a tática do golpismo contra governos nacionalistas, atráves de processos que apresentem um suposto ar de legalidade, como é o caso do impeachment.
No dia 26 mês passado, o povo hondurenho foi as urnas para eleger o Presidente para os próximos 4 anos, tendo como os principais candidatos, o atual presidente eleito de forma duvidosa em 2013, Juan Orlando Hernandéz representando a direita golpista de forma ilegal, haja vista que a Constituição proíbe a reeleição presidencial, e o oposicionista Salvador Nasralla.
Após o fechamento das seções eleitorais, se iniciaram a contagem de votos, após mais da metade das urnas apuradas, indicavam a vantagem do candidato de esquerda Nasralla com cerca de 5 pontos percentuais à frente de Hernandéz. Mas de maneira inexplicavél, o TSE paralisou a apuração, formatou o sistema de contagem dos votos, que retornou indicando vitória do atual presidente, que serve a interesses americanos, o que passou a ser denunciado pela oposição como fraude eleitoral para impedir a derrota aos golpistas, já que a vitória de Nasralla seria um desastre para os mesmos.
A partir daí, a situação do país é gravíssima, pois o povo ocupou as ruas do país para exigir a garantia da democracia, se rebelando contra o golpe, o que levou Hernandéz a decretar estado de sítio e toque de recolher para impedir manifestações, o que segundo informações causou a morte de 5 pessoas assassinadas pelos golpistas.
Isso deve servir de alerta ao povo brasileiro, principalmente a esquerda que se ilude com a idéia de que o golpe que estamos vivendo, de maneira efetiva, após a destituição de Dilma Rousseff, se resolverá de forma mágica com a realização de eleições presidenciais em 2018, a qual existe grande possibilidade de sequer ocorrer, pois a direita não irá entregar o poder facilmente a ninguém, pois correriam risco de colocarem o golpe de estado a perder, muito menos deixariam Lula, que liderá as pesquisas com folga, vencer um processo eleitoral de forma pacífica, o que seria o pior cenário para os setores que assaltaram o poder.
O que o povo brasileiro deve fazer urgentemente é se unir na sua totalidade contra o golpe de estado que derrubou Dilma e levou Temer ao poder para massacrar a população com políticas que agradam ao sistema financeiro e colocaram o país em situações deploravéis. Não se pode deixar de lado a luta contra o golpe, como muitos dizem, e esperar por eleições democáticas, que podem ser suspensas pelo Judiciário ou pelas Forças Armadas que já sinalizam o plano de assumirem o governo e implantarem uma nova ditadura militar, ou ainda tentarem mudar as regras eleitorais para encaminhar a vitória de um futuro candidato oficial dos golpistas para legitimar atráves das urnas o seu plano maquiavélico e encerrar de vez qualquer discussão sobre o golpe.
Todos nós devemos responder a esses ataques jurídicos e midiáticos e exigir-mos a anulação do impeachment ilegal de Dilma Rousseff, sua imediata recondução a Presidência e a revogação de todos os atos golpistas, essa é a única resposta viavél aos golpistas e nossa arma para impedir que façam aqui no Brasil o mesmo que estão fazendo em Honduras, com eleições fraudadas e intensa repressão a população. O retorno de Dilma seguido pela garantia de eleições livres no ano que vem, sem que nenhum candidato seja impedido, seja ele de direita, esquerda ou centro é o remédio que precisamos para nos dar um mínimo de condições de impedir esse quadro terrível no nosso país, e devemos brigar por isso. O blog Democracia em Foco, manifesta toda a solidariedade ao povo hondurenho e ao candidato Salvador Nasralla, estamos juntos com vocês contra os golpistas e lutaremos por uma América Latina democrática e livre.

QUE BOSTA ISSO!
ResponderExcluirApaga essa merda enquanto dá tempo!