SEM AUDITORIA, PBH VETA REAJUSTE NAS PASSAGENS DE ÔNIBUS
O prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PHS), se reuniu hoje pela manhã com representantes do Sindicato dos Empresários de Ônibus, e discutiu a questão do aumento da passagem do transporte público coletivo na cidade.
Durante o processo eleitoral de 2016, Kalil garantiu a população que não decretaria qualquer reajuste no preço da passagem enquanto não fosse realizada uma auditoria no transporte coletivo para mostrar a população a real situação da BHTrans e se o valor cobrado é justo e devido, e de fato o prefeito cumpriu.
Após a reunião, Kalil se pronunciou a imprensa rapidamente e confirmou que não irá editar decreto aumentando o preço da passagem (o que ocorre todo final de ano), e portanto mantendo o valor comum atual de R$ 4,05 para o próximo ano. Na última semana as empresas de ônibus da capital, através do sindicato, entregou a prefeitura uma proposta absurda de aumento de 10%, o que levaria ao valor de R$ 4,50, o que causou grande polêmica. De acordo com eles o aumento seria necessário para cobrir todos as despesas e ainda assim não cobriria o déficit. Mas o prefeito enfrentou esses empresários e não permitiu esse ataque aos trabalhadores.
A verdade é que as empresas de ônibus mandam e desmandam no transporte público de BH a anos, todo fim de ano exigem da Prefeitura, através da BHTrans, aumentos exorbitantes nas passagens. O objetivo é claro: multiplicar seus lucros e capital as custas de quem depende do transporte, que não é uma mercadoria e sim um direito.
Devemos lembrar que essas empresas possuem isenção de pagamento de alguns impostos, como o Custo de Gerenciamento Operacional (CGO) e o Imposto Sobre Serviços (ISS), concedidos pelo ex-prefeito Márcio Lacerda (PSB), a quantia que eles deixam de pagar cobriria, por exemplo, o passe livre para estudantes e desempregados, ou seja, além de serem privilegiados com isenção de tributos, coisa que nenhum cidadão pobre teria direito em algum momento, os empresários de ônibus ainda querem reajustar sistematicamente as passagens para sugar o povo belo-horizontino.
Contudo, o prefeito não descartou um possível aumento após a abertura da "Caixa preta da BHtrans", que revelaria a necessidade ou não de aumento. Uma auditoria já foi proposta pela Prefeitura, mas foi impedida de ser realizada pela Justiça, mas de acordo com Kalil um novo edital para realizar essa exigência histórica da população, será lançado.
Apesar de algumas atitudes anti-democráticas de Alexandre Kalil, que é um empresário burguês, no geral tem realizado um bom trabalho a frente do Executivo municipal, fazendo o pouco que propôs durante as eleições, como: o integral funcionamento do Hospital do Barreiro, Abertura de novas vagas nas Umeis, a troca da frota de ônibus e agora o veto a qualquer reajuste no valor da passagem de ônibus, até que se faça a auditoria nas contas. Isso representa um grande enfrentamento do poder público com os empresários, e um recado sério de que eles não poderão mais controlar a Prefeitura da forma que bem entenderem e que os interesses dos cidadãos serão respeitados, é sem dúvida uma grande vitória da população trabalhadora.
Veja abaixo o pronunciamento do Prefeito Alexandre Kalil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário