quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Servidores da Educação de Minas Gerais protestam pelo pagamento do 13° salário, e anunciam greve em 2018


SIND-UTE/MG PROTESTA PELA TERCEIRA VEZ EM DEZEMBRO 


 Os servidores públicos da educação ligados ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) realizaram um protesto na manhã dessa quarta (27), na região Central de Belo Horizonte pelo pagamento do 13° salário e de um reajuste de 7,64% nos salários dos professores para que o estado cumpra o piso nacional.

 Por causa da manifestação o trânsito foi interditado ás 9h e foi totalmente liberado ás 12h30. Os servidores se reuniram na Praça da Liberdade e depois seguiram até a Praça Sete.

 O governo de Minas Gerais a muito tempo tem tido dificuldades em honrar os compromissos financeiros, por conta da situação de calamidade financeira, reconhecida pela Assembléia Legislativa, que vive o estado. De acordo com o Governador Fernando Pimentel, sua gestão encontrou o estado quebrado, após uma dinastia dos tucanos no nosso estado. O governador condicionou o pagamento do bônus natalino a aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional, de autoria do Senador José Serra (PSDB), que daria ao estado as condições financeiras de realizar o pagamento. O projeto foi aprovado no Senado, mas a Câmara Federal entrou em recesso e não votou a matéria, adiando para o próximo ano, o que pode se considerar uma retaliação dos golpistas ao governo Pimentel, que querem derrubá-lo e assumirem Minas.

 Esta é a terceira manifestação do setor apenas nesse mês de dezembro, já que o governo realizou o pagamento apenas ao setor da segurança pública. No último dia 21, o Secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), anunciou a escala de pagamento do 13° salário para o funcionalismo público a partir de janeiro, até abril de 2018, sendo quatro parcelas, cada uma de 25%.

 A decisão do governo causou revolta ao Sind-Ute, que entrou na Justiça para garantir o pagamento sem diferenciação, já que alguns setores receberam em duas parcelas.

 A Secretária da Educação do Estado, Macaé Evaristo, garantiu que o governo está fazendo o máximo dos seus esforços para saldar os compromissos, mas a crise econômica que o país vive é a principal razão do atraso no pagamento, e inclusive relembrou as melhorias salariais e de plano de carreira realizadas pelo Governo Pimentel, mas salientou que o estado ainda deve muito a classe e anunciou que essa semana será publicado novo concurso para a área, com 16 mil vagas em 848 municípios.

Segundo o Sind-UTE/MG, essa é a primeira vez que um governo mineiro não faz nenhum pagamento do 13º no mês de dezembro. “É inadmissível essa postura do governo, de dar tratamento diferenciado para algumas categorias em detrimento de outras. O 13º salário é um direito e, no caso da educação, beneficia muitos servidores que ganham menos de um salário mínimo bruto”, lembra a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira.

 O sindicato anunciou que caso o atraso dos pagamentos não seja resolvido, a classe entrará o ano de 2018 em greve e não iniciará o ano letivo na rede pública estadual de ensino.

 O blog Democracia em Foco apoia o Sind-Ute/MG nessa batalha e espera que o estado cumpra o mais rápido possível o acordo e a lei com os trabalhadores. Mas também entendemos a falta de recursos do governo estadual por causa da crise, redução de investimentos federais, e pela perseguição dos golpistas ao atual governo. E nos solidarizamos e expressamos nosso luto pelo falecimento do companheiro professor Fausto Fábio de Araújo, durante a viagem de retorno para casa após o protesto na capital, todo o apoio a família e amigos.


 Que o governo não vire as costas para a educação, que é o futuro do nosso país e respeite os direitos dos servidores.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Militares deveriam ser expulsos do RJ e das ruas desse país

INTERVENÇÃO MILITAR NO RIO É PREPARAÇÃO PARA NOVA DITADURA   No dia 16 de fevereiro, o golpista ilegítimo Michel Temer (PMDB), que...